Quantcast
Channel: Kids Vitrine
Viewing all articles
Browse latest Browse all 172

Como tratar a endometriose?

$
0
0

O endométrio é o tecido que reveste o útero. Quase tão fino quanto à pele dos lábios, cresce a cada 28 ou 30 dias, estimulado pelos hormônios do ciclo menstrual. Sua função é preparar o órgão para receber o embrião. Se a gravidez não acontece, essa mucosa descama e escoa pela vagina - é a menstruação. Só que, por motivos ainda não completamente elucidados, algumas de suas células, em vez de seguir o fluxo normal, retornam pelas trompas, alojando-se dentro da cavidade abdominal. De lá, extravasam para outras áreas da pelve, implantando- se nas próprias trompas, nos ovários, intestino, ureter, peritônio (membrana da parede abdominal), na bexiga e vagina.
 

Medidas que ajudam

Visitar regularmente seu ginecologista é essencial para driblar a endometriose. Aposte também em hábitos saudáveis. Eles podem ajudá-la a virar o jogo.
 
1. Evite o stress. Um estudo recente realizado pelo Departamento de Psicologia e Farmacologia da Escola de Medicina Ponce, em Porto Rico, estabeleceu, pela primeira vez, a relação entre o stress, o sistema imune e a progressão da endometriose.
 
2. Pratique atividade física. Outro estudo, desta vez da Universidade de Washington e do Instituto Nacional do Câncer, revela que fazer exercício com frequência libera endorfinas, analgésicos naturais que aliviam a dor, e reduz os níveis de estrogênio.
 
3. Aposte nos nutrientes protetores. Entre eles está o ômega 3, gordura do bem capaz de diminuir o estrogênio no sangue. Segundo pesquisadores da Fundação Britânica de Nutrição, ele está na chia, na linhaça e em peixes como atum, sardinha e salmão. Presente nas folhas verde-escuras (couve, rúcula, espinafre), em frutas (manga, melão, tomate), tubérculos (batata-doce) e legumes (abóbora, cenoura), a vitamina A é outro nutriente protetor, assim como a vitamina C, encontrada na acerola, na laranja e no limão.
 
4. Consuma minerais antioxidantes. Como a endometriose é uma doença inflamatória, os antioxidantes com ação anti-inflamatória são obrigatórios na dieta. É o caso do magnésio e do zinco, que marcam presença nos cereais integrais, como arroz integral, quinua e amaranto, e no tofu (queijo de soja).
 
5. Reforce a imunidade. Para dar um upgrade nas defesas, consuma iogurte, shiitake, orégano e alimentos ricos em selênio como castanhas. 
 
6. Aumente o consumo de vegetais. De acordo com um artigo publicado na revista científica inglesa Reprodução Humana, escrito pelo ginecologista e pesquisador italiano Fábio Prazzini, da Universidade de Milão, frutas, verduras e legumes reduzem até 40% o risco de endometriose.
 
7. Reduza a carne vermelha. Esse alimento, segundo Fábio Prazzini, estimula a produção de prostaglandinas, substâncias responsáveis por processos inflamatórios e dor. Em um estudo com mil mulheres, aquelas que comiam carne vermelha todos os dias apresentaram entre 80% a 100% mais risco de desenvolver a doença em comparação as que priorizavam os vegetais.


Tratamento medicamentoso para endometriose
O tratamento medicamentoso para endometriose consiste em utilizar analgésicos, como Ibuprofeno ou Naproxeno, para reduzir os sintomas provocados pela doença durante a menstruação, por exemplo. Este tipo de tratamento não afeta a ovulação e, por isso, pode ser usado por mulheres que pretendem engravidar.
Tratamento hormonal para endometriose
O tratamento hormonal é mais frequente quando os analgésicos não são capazes de aliviar os sintomas de endometriose, podendo ser feito com:
  • Anticoncepcional oral ou DIU Mirena: ajudam a regular e reduzir o fluxo menstrual, prevenindo o crescimento de tecido endometrial dentro e fora do útero;
  • Remédios anti-hormonais: como o Zoladex ou o Danazol, que reduzem a produção de estrogênio pelos ovários, evitando o ciclo menstrual e impedindo o desenvolvimento da endometriose.

Este tipo de tratamento impede a gravidez e, por isso, deve ser interrompido caso a mulher decida engravidar.
Cirurgia para endometriose
A cirurgia para endometriose é a primeira escolha de tratamento nos casos de endometriose grave que provoca o crescimento exagerado de tecido endometrial fora do útero, dores muito intensas ou problemas de fertilidade.
Ela serve para remover o tecido endometrial que se implantou fora do útero, reduzindo os sintomas e possibilitando a gravidez. Porém, o tratamento definitivo para endometriose é a cirurgia de remoção completa do útero e dos ovários, que é chamada de histerectomia, e que é feita, normalmente, em mulheres mais velhas ou que não pretendam engravidar.
Pode ser feita por laparoscopia, nos casos leves da doença, em que existe pouco tecido endometrial fora do útero e não é necessário remover órgãos, reduzindo o tempo de recuperação.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 172