Muita mãe não aguenta mais acordar com olheiras por ter de passar a noite numa batalha com as crianças? Dormir pouco afeta o desenvolvimento do corpo. É durante o sono que o hormônio do crescimento é liberado.
Para descansar mais e garantir que seu filho vire um adulto feliz e saudável, crie uma rotina de sono.Para isso separamos 5 dicas simples de especialistas para acabar com o pesadelo de todas as noites.
Rotina
É importante que seu pequeno saiba o seguinte: depois de pôr o pijama, jantar e escovar os dentes, é hora de ir pra cama. Se ele tem uma rotina, vai ganhar segurança, porque já sabe o que vai acontecer. Além de fazer bem para a saúde, dormir sempre na mesma hora é importante para o desenvolvimento emocional dele.
Soneca
Não há uma fórmula que diga quantas horas a criança deve dormir por dia. Isso varia conforme a idade. Às vezes, para ficar bem e render mais, ela precisa tirar um cochilo à tarde. Não encha a criança de atividades: dê um tempo para ela descansar. Se você tiver filho adolescente, não implique se ele quer dormir depois do almoço. Incentive esse hábito - sem exagero.
Seja firme!
Mãe, posso dormir com você? Essa pergunta corriqueira faz parte da vida de todo casal com filhos. Levar a criança para dormir com os adultos não funciona. Explique que ela tem o próprio cantinho. Pode ser que ela não queira ficar sozinha por ter pesadelos. Nesse caso, procure acalmá-la ficando ao lado da criança até que ela consiga pegar no sono.
Tranquilidade
Apague as luzes da casa. Se você e seu marido ficarem acordados, não deixem a televisão num volume alto. À noite, evite as atividades físicas e as brincadeiras agitadas, que só servem para deixar a criança mais agitada, não acredita na desculpa "estou cansando ele". Ler uma história para ela antes de dormir acalma e cria vínculo com os pais.
Alimentação
Repreenda seu filho se, antes de deitar, ele quiser comer um enorme sanduíche ou aquele salgadinho que ele adora. Alimentos muito gordurosos prejudicam a digestão e não permitem que a criança tenha um sono profundo. Prefira alimentos leves. E nada de muito líquido, senão ela pode fazer xixi na cama.
Cantinho especial
É fundamental que seu pequeno tenha um cantinho só dele, onde possa manter os brinquedos. O local deve ter cores claras, com as coisas que ele mais gosta, para dar aquela sensação de aconchego. Tome cuidado para não colocar televisão e videogame muito cedo no quarto da criança: isso atrapalha o sono. Se ela tiver medo do escuro, ligue uma luz fraquinha.
Beijos!