A zika é uma doença causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti -- o mesmo mosquito que transmite a dengue e a chikungunya. Ela pode causar manchas pelo corpo, coceira, febre e conjuntivite, além de dor nas articulações.
A doença vai embora sozinha, mesmo sem tratamento.
Bebês e crianças pequenas podem contrair o vírus através da picada do mosquito, e a doença pode levar até 12 dias para se manifestar. Em princípio, os médicos consideram que a doença não traz risco de complicações como a dengue. Quando a grávida pega zika, há risco de malformações no sistema nervoso do feto.
Em alguns casos bem mais raros a zika parece estar associada a uma síndrome neurológica chamada Guillain-Barré. Se seu filho apareceu com manchas avermelhadas pelo corpo, leve-o ao médico, porque só o profissional de saúde pode distinguir se se trata de zika ou alguma outra doença.
Quais são os sintomas da zika?
As manchas vermelhas pelo corpo, com coceira, são a principal característica da zika. Entre outros sintomas estão febre baixa e conjuntivite. A criança pode ficar bem incomodada.Em adultos, a doença pode provocar dor e inchaço nas articulações, mas em crianças o sintoma é menos comum. Os sintomas duram de 2 a 7 dias.
Como é o tratamento?
Apenas os sintomas da zika são tratados. É importante fazer a criança beber bastante líquido e deixá-la descansar. Caso esteja amamentando, dê bastante o peito (mesmo que você também esteja com zika).A zika não exige tratamento no hospital, ao contrário do que acontece nos casos mais graves de dengue.
Os sintomas tendem a melhorar sozinhos, mas o médico pode indicar o uso de antitérmicos para baixar a febre. Assim como na dengue, e ainda mais por se tratar de criança, não devem ser usados medicamentos a base de ácido acetilsalicílico (aspirina). Você pode dar banhos com maisena ou aveia para melhorar a coceira. Também pode usar pasta d’água. Se a coceira estiver incomodando demais, fale com o médico. Mantenha as unhas do seu filho bem curtas e limpas para ele não se arranhar se coçando.
Como saber se é zika mesmo?
Você precisa levar seu filho ao médico para que ele confirme que ele está com zika ou outra doença, como dengue, chikungunya, rubéola (para quem não foi vacinado) ou citomegalovírus. O diagnóstico pode ser confirmado por exames. Existe também a possibilidade de ter zika e dengue ao mesmo tempo.A febre alta que é comum em casos de dengue e chikungunya é bem rara na zika. Infecções por citomegalovírus costumam causar febre prolongada, de duas semanas ou mais, o que também é incomum na zika.
Quais são os sinais de alerta para a síndrome de Guillain-Barré?
Leve seu filho ao médico rápido se, entre 1 e 4 semanas depois de ele ter tido zika, perceber qualquer sintoma diferente, como:- Redução no movimento das pernas
- Quedas mais frequentes, se ele já andar
- Diminuição na disposição para brincar
- Diferenças no controle do xixi (voltar a fazer xixi na calça, por exemplo
- Irritabilidade
- Sinais de falta de ar
A doença progride para uma fraqueza muscular intensa, podendo provocar paralisia temporária.
Quanto antes o tratamento para a síndrome de Guillain-Barré for iniciado, maiores as chances de recuperação.
Como posso proteger meu filho da zika?
A única forma de prevenção é o combate aos focos do mosquito Aedes, em especial nos períodos de calor e de chuvas.Segundo o médico infectologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Kleber Luz, a zika se espalha ainda mais rápido que a dengue, porque o mosquito dissemina o vírus com mais facilidade, por isso todo cuidado é pouco.
Não deixe água limpa se acumular na sua casa. Vista a criança com roupas claras e de preferência que cubram os braços e as pernas, mesmo no calor.
Os médicos não recomendam o uso de repelentes contra insetos em bebês de menos de 6 meses. Para bebês assim, as medidas de proteção são no ambiente. O uso de mosquiteiro pode ajudar a evitar picadas do mosquito. Crianças acima de 6 meses podem usar repelente especial para crianças.
A prevenção às picadas deve ser mantida mesmo que a criança já esteja com zika. Se o mosquito picar uma pessoa doente, ele espalha a doença para todas as outras pessoas que picar depois.
Quem pega zika fica imune para o resto da vida?
A princípio, os especialistas acreditam que sim. Diferentemente do que acontece com a dengue, que tem quatro tipos diferentes de vírus, ao que se sabe até agora a zika promove a imunização de quem adoece. Ou seja, quem já pegou o zika vírus uma vez não pegaria de novo.Mas ainda poderia pegar outras doenças causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti , como os quatro tipos de dengue e a febre chikungunya. Ainda não existe vacina contra a zika.